Eco Adventure Tour


Delta do Parnaíba

Perdido por dezesseis anos à cata de um tesouro que teria ido à pique nos porões de seu navio, o navegador português Nicolau de Resende achou uma outra riqueza inesperada chamada Delta do Rio Parnaíba. Salvo pelos índios tabajaras, ele enviou uma carta ao rei de Portugal enaltecendo a incrível e exótica beleza do lugar, fazendo considerações sobre quanto tempo essas riquezas ficariam resguardadas do avanço do homem.

Séculos depois o Delta do Parnaíba continua tão belo e majestoso como naquele longínquo dia. Formado por 85 ilhas numa área de 2700 km² entre os estados do Piauí e Maranhão o único delta das américas é um fenômeno raro que só encontra par no Rio Nilo, na África e no Rio Mekong na Ásia.

Nascido na Chapada das Mangabeiras, o Rio Parnaíba (chamado pelos poetas de "Velho Monge"), que só perde em tamanho no Nordeste para o São Francisco, é o protagonista desse espetáculo. Com 1458 km, encerra sua jornada pomposamente no Oceano Atlântico, mas não sem antes rasgar a terra numa arte furiosa, criando um labirinto de rios, igarapés, ilhas e ilhotas na forma invertida da letra grega delta.

Diante de toda essa singularidade, o Delta reserva ainda mais surpresas. Dentro de um mesmo ecossistema ele encerra diferentes e pitorescas paisagens: rios, lagoas, dunas gigantescas, banhados, praias desertas de areia branquíssima e os vários tipos de mangue da região. É como se pudéssemos apreciar em um só lugar as várias faces do nosso imenso país.


View on Instagram