Eco Adventure Tour

Piauí

O Piauí, com sua costa de 66 km, possui um privilegiado litoral: na fronteira com o Maranhão, no oeste, situa-se o Delta do Parnaíba, um arquipélago com mais de 75 ilhas, dotado de belezas e formas naturais inimagináveis.

O ecossistema é riquíssimo, apresentando dunas douradas com mais de 40 metros de altura, lagoas de água doce, florestas de manguezais e cercado por labirintos de igarapés.

Além da riqueza do Delta, o turismo piauiense conta com importantes sítios arqueológicos, entre eles o Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, em que se encontram os mas antigos registros da passagem do homem pré-histórico pelas Américas. No Parque Nacional das Setes Cidades, existem formações rochosas datadas de milhões de anos e pinturas rupestres.

A capital Teresina está localizada entre os rios Poti e Parnaíba, sendo local de passagem entre o Norte e o Nordeste. A cidade de Parnaíba, porta de entrada para o Delta, possui belezas extraordinárias, como a bela Lagoa do Portinho, a famosa praia de Pedra de Sal apresentando de um lado águas mornas e tranqüilas, e do outro, blocos de pedras onde o mar joga-se ruidosamente, centros artesanais, e lindas igrejas.

No Piauí, há também a Cachoeira do Urubu (enormes blocos de pedras esculpidas pelas águas do rio Longá), os Poços Jorrantes de Cristino Castro, a Serra das Confusões (a 500 km de Teresina, a Serra tem esse estranho nome devido à mudança de cor que ocorre várias vezes durante o dia, confundindo as pessoas que passam pelas suas imediações) e muitas outras atrações repletas de várias surpresas.

A temporada de verão no litoral, durante todo o mês de julho, atrai milhares de visitantes, de todas as partes do Piauí e do Brasil, aos municípios de Parnaíba e Luís Correia, havendo inúmeros eventos, opções de lazer e entretenimento, não só durante as férias, mas praticamente o ano todo.

A colonização do Piauí se deu do interior para o litoral, onde os primeiros povoadores foram criadores de gado que desbravam as terras à procura de campos para pastagens. Foi o rio Parnaíba que contribuiu para a penetração e conquista do interior, demarcando as fronteiras do estado. As terras piauienses de 1635 a 1714 pertenciam ora à província de Pernambuco, ora à da Bahia. Em 1715 passaram à jurisdição do Maranhão; em 1718 separa-se e é criada a capitania do Piauí.

A primeira vila do estado era chamada de Vila da Mocha, sendo mais tarde transformada na primeira capital do Piauí, Oeiras, posteriormente transferida para Teresina. Participa das lutas de Independência, de revoltas, como a Balaiada, na Guerra do Paraguai e em 1889, o Piauí torna-se Estado da República Federativa do Brasil.


View on Instagram